Onde estamos
Sede Nazaré
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: +55 (11) 3590-0041
O I Fórum Brasileiro de Voluntariado para Conservação teve como foco o voluntariado em Unidades de Conservação. O evento reuniu servidores federais, estaduais e municipais, gestores de Unidades de Conservação públicas e privadas, representantes de instituições parceiras, pesquisadores, estudantes e voluntários com o objetivo de compartilhar experiências, além de inspirar e promover o engajamento de profissionais e voluntários.
O IPÊ realizou este evento que reuniu especialistas nacionais e internacionais e apaixonados pelo tema, para refletir sobre o voluntariado em Unidades de Conservação. Foi um espaço de convergência de ideias em que motivamos mais pessoas a aderirem a essa causa e fortaleceremos a rede de iniciativas de voluntariado para a conservação da natureza.
O I Fórum Brasileiro de Voluntariado em Unidades de Conservação aconteceu nos dias 14 e 28 de outubro de 2021 de forma online e gratuita.
Abertura
Suzana Padua – IPÊ Jens Brüggemann – GIZ Jayleen Vera – USFS Fabiana Prado – Projeto LIRA/IPÊ
Abertura
Angela Pellin – IPÊ Cibele Tarraço – IPÊ
Como todos nós podemos ser protagonistas na conservação?
Claudia Gaigher – TV Globo/TV Morena
Painel: Caminhos para o fortalecimento do Voluntariado para a Conservação
Jim Barborak – CSU Marco Van Der Ree – TNC
Voluntariado para Conservação:
experiências internacionais e brasileira
O voluntariado na gestão pública da biodiversidade: o Programa de Voluntariado do ICMBio
Experiências em voluntariado do Serviço Florestal dos Estados Unidos
Boas Práticas em voluntariado na Alemanha
Paulo Russo – ICMBio
Kristin Schmitt – USFS
Sylvia Montag – Parque Natural de Eifel
Extratos do Encontro de Boas Práticas: aprendizados, desafios e oportunidades no Voluntariado para Conservação
Pontos Focais dos Grupos de Trabalho
Vozes do Voluntariado:
Inspira Ação
Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca, conquistas e desafios
A Experiência da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso: ampliando o protagonismo da sociedade civil na conservação
A criação da Brigada Comunitária da Área de Proteção Ambiental Baía Negra – MS
Programa de Voluntariado de Carajás: uma experiência de voluntariado na Amazônia
Felipe Martins – ICMBio
Pedro Cunha e Menezes – Rede Trilhas
Maria de Lourdes de Arruda – Brigadista Comunitária
André Luís Macedo – ICMBio
Encerramento
O que podemos aprender com o voluntariado empresarial no Brasil?
Moda, conservação e diversidade: a experiência do Instituto C&A
Oportunidades e desafios para o Voluntariado Empresarial em unidades de conservação
Moderação
Silvia Naccache – GEVE
Gustavo Venancio Narciso – Instituto C&A
Érika Santana – CBVE
Angela Pellin – IPÊ
Encerramento
Suzana Machado Padua é doutora pela Universidade de Brasília em educação ambiental. É presidente do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e leciona nos cursos de curta duração e no Mestrado da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS (IPÊ). Já recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior.
Angela Pellin - Bióloga, Especialista em Biologia da Conservação e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental. Há dez anos é Pesquisadora e Coordenadora de Projetos do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e Docente da ESCAS - Escola de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Possui experiência no setor governamental e não governamental com projetos relacionados à conservação da natureza, criação e gestão de áreas protegidas públicas e privadas, nos biomas Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia. É uma das coordenadoras da iniciativa Voluntariado para a Conservação do IPÊ. Mãe da Estelinha e amante da natureza.
Jens Brüggemann, Geógrafo e Mestre em Estudos de Desenvolvimento, atualmente é Diretor do Programa Biosfera da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GIZ GmbH no Brasil. Anteriormente trabalhou na China, na Agência Federal Alemã de Conservação da Natureza e for Diretor Adjunto do Parque Nacional Müritz na Alemanha.
Jayleen Vera trabalha para o Serviço Florestal dos EUA (USFS) desde 2007 até a presente data. Antes trabalhou para o Serviço Nacional de Parques desde 2002. No USFS, desde que entrou atuou como brigadista e gerente de aviões de combate, e atualmente trabalha com os Programas Internacionais da agência. Após anos como especialista em programas de fogo, Jayleen assumiu em 2021 a coordenação geral dos trabalhos do USFS no Brasil. Hoje, juntamente com a equipe do USFS Brasil, apóia os esforços locais para o desenvolvimento e conservação da biodiversidade através de intercâmbios com especialistas do USFS e seus parceiros brasileiros, em parcerias estratégicas reunindo equipes multidisciplinares.
Fabiana Prado, Gerente de Projetos e Articulação Institucional do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Bióloga, Mestre em Ciências Biológicas, com atuação em gestão de áreas protegidas, monitoramento participativo da biodiversidade e redes de parcerias. Atualmente é gerente do Projeto LIRA - Legado Integrado da Região Amazônica e lidero um conjunto de iniciativas no IPÊ que envolve 116 áreas protegidas na Amazônia.
Formanda na universidade federal do espirito santo, começou a carreira no ES. Há 22 anos atua no centro oeste como reporter de rede nacional da TV Globo baseada na TV Morena fazendo reportagens no Jornal Nacional, Fantástico e Globo Reporter, bem como em outros jornais da rede nacional e locais do Centro Oeste. Desde o inicio da carreira se dedica ao jornalismo ambiental e social. Tem como principal desafio profissional levar aos brasileiros informações que possam ajudar a despertar o pertencimento, a necessidade de envolvimento de todos para desenvolver ações de conservação e sustentabilidade. Já ganhou diversos prêmios e mais recentemente as reportagens sobre os incêndios no Pantanal também deram visibilidade aos impactos e ameaças à esse bioma gerando uma mobilização mundial em Prol de ações de conservação e proteção do bioma e das comunidades pantaneiras.
Desde o inicio da carreira se dedica ao jornalismo ambiental e social.
Formada em Gestão de Turismo e especializada em Ecoturismo em Unidades de Conservação. Trabalhou sete anos no Parque Nacional de Eifel (Alemanha) implementando uma gestão cooperativa na área de turismo, visitação e acessibilidade, acompanhando também, o programa de voluntariado do parque. Atuou na cooperação internacional e com a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH com o projeto SNUC – Life Web em Brasília. Atualmente é gestora no Parque Natural de Eifel (Alemanha), liderando um projeto para proteger o céu estrelado e desenvolver estruturas de visitação e voluntariado.
Kristin Schmitt faz parte do Serviço Florestal Americano desde 2017 e atualmente é Coordenadora do Programa de Voluntariado na Região das Montanhas Rochosas. Já atuou no AmeriCorps FEMA Corps, que ajuda as comunidades afetadas por desastres e oferece treinamento em gerenciamento de emergências. Trabalhou para várias organizações sem fins lucrativos e foi voluntária do Peace Corps no Equador entre 2008-2010. Kristin obteve seu mestrado em Administração Internacional na Universidade de Denver em 2012. Adora passar o tempo ao ar livre com sua família e é grata por conhecer tantas pessoas maravilhosas e que ajudam na gestão das áreas naturais.
Biólogo, Analista Ambiental do Parque Nacional da Tijuca/ICMBio, Responsável há 7 anos pelo Programa de Voluntariado do Parque
Pedro Cunha e Menezes é Diplomata. Fez sua carreira na área ambiental. Foi Diretor-executivo do Parque Nacional da Tijuca, Representante adjunto do Brasil junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Nairobi, no Quênia, Negociador brasileiro nas principais Convenções Ambientais, a exemplo da CDB, Clima, RAMSAR, Espécies Migratórias, Patrimônio Mundial etc, Chefe do Parque Nacional da Tijuca, Diretor de Criação e Manejo e Coordenador-Geral de Uso Púbico e Negócios do ICMBio. É membro da Comissão de Áreas Protegidas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), presidente do Grupo de Especialistas da UICN para Trilhas de Longo Curso, Diretor da Rede Brasileira de Trilhas, Diretor da World Trails Network, Conselheiro da Trilha Transcarioca e articulista de OECO.
Maria de Lourdes de Arruda, mãe de quatro filhos, moradora da região da Área de Proteção Ambiental - APA Municipal da Baía Negra, no Mato Grosso do Sul, há 18 anos. Trabalha como agente comunitária de saúde na Prefeitura de Ladário há 13 anos e é brigadista comunitária voluntária desde 2019. Acredita que os cuidados com a saúde e a natureza precisam andar juntos.
Nasceu em Barrado corda-MA, em 1983. Engenheiro florestal com mestrado em ciências ambientais e florestais (UFRRJ) e doutorando em ciências ambientais e conservação (UFRJ), é analista ambiental do do ICMBio, com trajetória marcada pelos desafios referentes à covivência entre as atividades minerais e a conservação da biodiversidade em áreas protegidas da Amazônica. Por três anos atuou em Trombetas e, desde 2013, chefia a Flona do Tapirapé Aquiri. Atualmente é responsável pelo Núcleo de Gestão Integrada Carajás - NGI Carajás (O NGI Carajás foi criado em novembro de 2018).
Bacharel e mestre em recursos naturais pela Universidade Estadual de Ohio, trabalhou em cerca de 30 países (Américas, África e Ásia), desenvolvendo iniciativas relacionadas ao planejamento e gestão das áreas protegidas, particularmente turismo e recreação nelas. É especialista em vários aspectos do manejo de áreas protegidas, incluindo capacitação de pessoal, manejo de zonas de amortecimento e corredores, governança, políticas, financiamento e planejamento de parques e reservas naturais. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a elaborar e implementar oportunidades mais amplas de uso público, por meio do turismo, recreação e educação ambiental, além de se envolver ativamente para aumentar os benefícios gerados para o entorno. E membro ativo da Comissão Mundial para Areas Protegidas da UICN.
Marco van der Ree é um líder inovador, estratégico e apaixonado com 25 anos de experiência global em desenvolvimento sustentável, construção de parcerias, arrecadação de fundos, advocacy e ação voluntária. Seu interesse pela conservação e pelo Brasil vem desde a época em que fazia Matérias em Relações Internacionais com uma tese sobre a Política de Biodiversidade no Brasil (1995). Depois disso, iniciou sua carreira no Brasil no Instituto Sociedade, População e Natureza. De 1999 a 2015 trabalhou com várias organizações da ONU - UNCDF, UNDP, UNOPS e, por 10 anos, com voluntariado na ONU. Acredita no poder do voluntariado para o desenvolvimento sustentável, o que foi comprovado pela campanha global Ação Voluntária Conta para o desenvolvimento sustentável que liderou para a Rio + 20 - com 64 milhões de ações contabilizadas e 1.500 voluntários brasileiros treinados para a conferência. Atualmente é Director Executivo de Desenvolvimento e Mobilização de Recursos na América Latina da The Nature Conservancy - TNC e anteriormente ocupou cargos de gestão na Global Reporting Initiative (relatórios de sustentabilidade), EIT Climate-KIC (inovação climática). É membro voluntário do Conselho da Green Light District Foundation em Amsterdã (presidente), e da Conexsus no Brasil. Por meio da instituição que criou, a Brokering Solidarity, foi consultor internacional sênior para a Avaliação de 10 anos do Fundo Amazônia no Brasil (2019).
Silvia Maria Louzã Naccache é empreendedora social, palestrante, avaliadora de projetos, conteudista e consultora na área de Voluntariado, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor. Articula parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas. Organiza, ministra e facilita cursos, palestras, oficinas e eventos. Avalia projetos para editais e premiações (Fundação Cargill, EDP, Instituto C&A, 100 melhores Ongs do Brasil) . Conselheira voluntária da ABRAPS - Associação dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Voluntária da Associação Vaga Lume, voluntária no grupo de trabalho de Humanização do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. E voluntário doo Instituto Remo Meu Rumo. Fundadora e voluntária do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial desde 2009. Coautora do livro Voluntariado Empresarial - Estratégias para Implantação de Programas Eficientes. Coordenou por 14 anos o Centro de Voluntariado de São Paulo. Graduada em Ciências Biomédicas pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.
Gustavo Narciso é engenheiro bioquímico pela USP e começou sua carreira como consultor de negócios de varejo pela Cosin Consulting. Na C&A, foi PMO corporativo por 4 anos, liderando também o comitê de Diversidade e Inclusão da companhia. Desde 2020 é gerente executivo do Instituto C&A, a frente das atividades de incentivo a ações de fortalecimento de comunidades por meio da moda através do fomento ao empreendedorismo, voluntariado corporativo e ajudas humanitárias. Apresenta o canal The Very Black Talk Show no Youtube entrevistando vozes negras e antirracistas em temas como opinião, cultura, política e comportamento.
Érika Santana é integrante do Comitê Gestor e Porta-voz do CBVE - Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial. Coordenadora do Programa de Voluntariado Corporativo da Sabesp, assistente social e engajada em várias causas sociais, com envolvimento e trabalho, diretamente relacionado à ONU..
Comunicóloga, pós-graduanda em Gestão de Projetos na Universidade de São Paulo (USP), mais de 20 anos de experiência na área de marketing e comunicação no desenvolvimento de projetos, conceitos de marca, planejamento, estratégias de comunicação, relações públicas, criação e implementação de estratégias de apoios e patrocínios. Se dedica à apoiar a restruturação do Programa de Voluntariado do ICMBio desde o início da parceria com o IPÊ, colaborando na ampliação de estratégias para que cidadãos comuns, sejam eles de grandes centros urbanos ou de áreas rurais próximos às nossas UCs, entendam e vivenciem a importância e os desafios de se proteger a natureza e se sintam parte dessa grande missão de conservação. Atualmente é coordenadora de relacionamento e comunicação da iniciativa de Soluções Integradas do IPÊ e integra o corpo de coordenação da iniciativa Voluntariado para Conservação.
O I Encontro de Boas Práticas em Voluntariado em Unidades de Conservação aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro de 2021 e teve como objetivo estimular o voluntariado em Unidades de Conservação, possibilitando maior disponibilidade de informações sobre o tema e o compartilhamento de experiências e boas práticas. Com isso buscou contribuir para a qualificação dos programas já existentes e para o surgimento de novas iniciativas nas diversas categorias e esferas do SNUC, bem como incentivar o estabelecimento de parcerias.
Para facilitar a discussão e o intercâmbio de conhecimento, os participantes fizeram parte de grupos de trabalho temáticos online, onde foram apresentadas experiências e discutidos assuntos como gestão e operacionalização de iniciativas e programas, parcerias e sustentabilidade financeiras, pesquisa e monitoramento, uso público, brigadas voluntárias e comunitárias, voluntariado à distância, educação e comunicação, inclusão e diversidade, entre outros.
Clique para Assistir as Boas Práticas
Voluntários pela vida: bombeiros civis na defesa de UCs goianas
Ciclotrilhas Floripa: manejo de trilhas para ciclismo de montanha
Travessias do Parque Nacional da Serra do Cipó
O governo faz um pouco e os voluntários fazem mais!
Rede Brasileira de Trilhas e conectividade
Voluntários pela vida: bombeiros civis na defesa de UCs goianas
Guardiões Florestais Voluntários
A criação de uma brigada voluntária em Cavalcante – Chapada dos Veadeiros
Brigada comuntária da APA Baía Negra
Fogo Amigo: uma experiência em formação de brigadas comunitárias
Rede Nacional de Brigadas Voluntárias – RNBV
Voluntariado PEIA: tecendo cuidado e ressignificando as relações
Agente Voluntário Ambiental no Ceará
Caminhos do Planalto Central
Doando o que temos de melhor
Lugar de macaco é na floresta
Agente Jovem Ambiental Voluntário na RPPN Fazenda Lagoa
Documentário “Árvores pra que te quero” da Rede Cuca Ambiental
Projeto Sala Verde no entorno das UCs federais de Carajás
Mutirão Infantil: voluntariado para crianças
Capacitação do conselho da RESEX Marinha Mocapajuba
VOA! – Vivência Online de Aprendizado
RPPN Ernesto Vargas Baptista, UEMS e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação
Participação de voluntários no monitoramento participativo da biodiversidade
O Voluntariado e o Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional da Serra do Cipó
I Fórum Brasileiro de Voluntariado em Unidades de Conservação – 28/10
I Fórum Brasileiro de Voluntariado em Unidades de Conservação – 14/10 – Português
I Fórum Brasileiro de Voluntariado em Unidades de Conservação – 14/10 – Inglês
Adriane Papa – ICMBIO
Renan Dias – Voluntário
Angela Pellin – IPÊ
Priscila Moreira – Fundação Florestal
Sede Nazaré
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: +55 (11) 3590-0041
Termos de Uso | Política de privacidade | Contate-nos
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: ipe@ipe.org.br